“O inferno começa no dia em que Deus me mostrar claramente tudo o que eu poderia ter conseguido, todos os dons que desperdicei, tudo o que poderia ter feito , mas que nunca fiz“ – compositor Gian Carlo Menotti

Dirigir uma empresa requer muita energia, consistência, tenacidade e ambição. Felizmente a esmagadora maioria dos empresários e dirigentes têm estas qualidades e são empregadores bem sucedidos. Possuem uma qualidade notável íntrisecamente ligada á liderança : tomam decisões! Contudo, 80% dessas decisões, são tomadas únicamente com o objectivo económico da empresa. Algo que é admirável, porque garante a sustentabilidade da mesma, mas e o que dizer do seu maior ativo? O maior ativo de qualquer empresa? “o maior capital de uma empresa são as pessoas” – Jim Dornan.  Não seria uma boa ideia, se entre as decisões executivas mais importante, uma delas fosse investir na qualidade dos seus colaboradores ?

 Seja, não apenas o líder, mas o mentor de seus colaboradores. Um mentor usa o seu leadership para conduzir as pessoas na direção das suas competências. Conseguem criar laços profundos com eles e investem-nos do “empowerment” necessário para atingirem o seu potencial. É verdade que dirigentes têm apostado em formações teóricas e práticas, no objectivo do seu colaborador desenvolver as suas competências técnicas. Ou mesmo, através de seminários, workshops e ajudas práticas de organização e métodos de trabalho. Não obstante, o que se constata é que a maioria das vezes, esses métodos são repetitivos e momentâneos. Ora, uma empresa é gerida e sustentada, através do empenho permanente, duradouro e da superação constante de seus colaboradores.

Daí, a importância de se criar uma estratégia de fundo e se interessar realmente “à pessoa” e não só à maneira como ela desempenha a sua função. « O futuro não reside apenas no emprego, mas na pessoa que ocupa esse emprego “ – Jonh C. Maxwell   Muitas vezes, as empresas investem uma soma importante do seu orçamento em auditorias externas. Gastam grandes somas em advogados e horas de aconselhamento jurídico para remediar conflitos com seus colaboradores, sem se darem conta, que a maior necessidade é de investir, ao nível das pessoas e das suas motivações e não apenas, nas tarefas que desempenham.

Nós acreditamos que é possivel criar programas de desenvolvimento humano com um acompanhamento especifico, individualmente, ou em grupo através de palestras, com o objectivo de a pessoa se tornar melhor e não apenas boa no desempenho da sua função.     

Pedro Nogueira possui uma experiência de 15 anos a viver e trabalhar em grandes empresas na Suiça. Nomeadamente em áreas extremamente competitivas, como é o sector das vendas, departamento comercial e de comunicação com o grande publico. Acompanhando muito de perto e ajudando muitos colegas a evitarem as armadilhas da perfomance constante e do “burn-out”. Pedro Nogueira pecebeu a necessidade de se ocupar mais da pessoa, que pode até ser muito competente, mas que verdadeiramente demonstra uma grande fragilidade e vulnerabilidade pessoal, que precisa de ser fortalecida, para dar o seu melhor á empresa onde trabalha.

Se o seu objectivo é tirar o melhor de cada um dos seus colaboradores e motivá-los a vestirem a camisola da empresa, a darem o “litro” e se superarem todos os dias na busca constante da excelência e dos resultados, então decida entrar en contacto com a nossa plataforma e juntos iremos delinear as melhores ações e estratégias de acompanhamento sistemático e especifico. O objetivo é valorizar cada vez mais a sua empresa, através do seu maior capital... as pessoas!

Interessado? Desafiado? Deixe então sua mensagem em: parcerias@oficinadossonhos.com e entraremos em contacto consigo, para juntos delinearmos um plano de ação, em acordo com suas disponibilidades de tempo e de investimento.

 

©2020 Elaborado por ODS Evolution & SGCF